Gastrectomia Vertical
A gastrectomia vertical ou sleeve gastrectomy é um procedimento mais recente que surgiu derivado de um procedimento mais complexo , o duodenal switch, no intuito de facilitar este e após passou a ser feito unicamente esta parte da cirurgia devido aos excelentes resultados obtidos.
Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo que vai do esôfago ao duodeno, com capacidade de 150 a 250 mililitros (ml). Realizado através de videolaparoscopia, assim como o by-pass o estômago é moldado através do uso de grampeadores cirúrgicos, mas nesse caso ele toma uma forma onde a via natural de saída do alimento do estômago é preservada não necessitando realizar desvio intestinal .
Essa intervenção provoca ótima perda de peso, comparável à do bypass gástrico tendo como benefício a não alteração na absorção dos alimentos já que não existe desvio intestinal.
E ainda assim como o by-pass tem eficácia da resolução das co-morbidades.
Nessa redução, se retira o fundo gástrico e grande parte do corpo gástrico ( realmente é retirado do corpo e não apenas desviado ), As células do fundo produzem o hormônio grelina, responsável pela sensação de fome. Assim após a cirurgia o apetite também diminui.
O tempo médio de cirurgia é de 40 a 50 minutos com tempo médio de internação de 48 horas.