top of page
surgery-1049534.jpg

Cirurgia de Refluxo - Fundoplicatura (DRGE)

 

 

 

 

 

O refluxo gastro-esofágico é a afecção mais freqüente do aparelho digestivo e ocorre quando o conteúdo gastro-duodenal reflui para o esôfago para o estômago podendo causar diversos sintomas: azia, queimação, regurgitação, náuseas, tosse, rouquidão, asma, dor no peito, dificuldade para engolir, etc.

Para seu diagnóstico e avaliação devemos utilizar alguns exames, entre eles: endoscopia digestiva alta, radiografia contrastada do esôfago, pHmetria de 24 hs, manometria esofágica, dependendo da complexidade de cada caso.

O tratamento inicialmente é clínico: orientação dietética, medidas comportamentais e medicamentos (anti-ácidos, inibidor de bomba de prótons e pró-cinéticos, entre outros).

Em algumas vezes pode se lançar mão do tratamento cirúrgico (fundoplicatura vídeo-laparoscópica) para e resolução e melhor controle da doença. Esta é realizada por vídeo-laparoscopia , com rápida recuperação.

A cirurgia de tratamento do refluxo gastro-esofágico consiste em curar a hérnia hiatal, com sua redução e fechamento do hiato esofágico ( uma brecha existente no diafragma que pode estar alargada ) e confeccionar uma válvula anti-refluxo utilizando o fundo do estômago.

Habitualmente necessita de 1 dia de internação, com uma dieta líquida nos primeiros dias de pós-operatório.

imagem 02 - refluxo.jpg
imagem 01 - refluxo.jpg
bottom of page