Colonoscopia
A colonoscopia é um procedimento realizado sob sedaçao (e portanto indolor), onde é introduzido um aparelho pelo ânus do paciente, após uma preparação intestinal, que é realizada em domicílio com medicamentos por via oral.
Tal procedimento permite a visualização da totalidade do intestino grosso e reto e, na maioria das vezes, de uma parte do segmento final do intestino delgado (íleo).
A colonoscopia hoje é indicada para a investigação de quadros de dores abdominais, diarreias crônicas, sangramento gastrointestinais, além de várias outras situações.
Além disso, ela permite a prevenção do câncer de intestino através do rastreamento de lesões precursoras do câncer, chamadas de pólipos.
-
Polipectomia de cólon
Os pólipos de cólon são pequenas formações verrugosas que se formam na mucosa (camada do intestino que esta na parte mais “ interna “).
A colonoscopia permite a identificação e, na maioria das vezes, a ressecção das mesmas durante o próprio procedimento, o que é conhecido como polipectomia.
Após a retirada, estes pólipos são enviados para exame (biópsia).
Na maioria das vezes, tratam-se de pólipos adenomatosos ou adenomas, que são lesões benignas, porém, precursoras do câncer de intestino mais comum: o adenocarcinoma.
-
Ressecções endoscópicas
A colonoscopia, além de permitir o diagnóstico, também permite a ressecção de várias lesões de intestino.
Com o avanço das técnicas de ressecção, como as mucosectomias (tambem chamadas de EMR) e as dissecções de submucosa (tambem conhecidas por ESD), atualmente podemos ressecar lesões de grandes proporções, normalmente tumores precoces, evitando em muitas vezes procedimentos mais invasivos como a cirurgia.
-
Dilatações endoscópicas
Pacientes submetidos a cirurgias de intestino, seja por tumor ou por outros motivos, podem evoluir com estreitamentos no local da sutura no intestino, o que chamamos de estenose de anastomose.
Felizmente, esta é uma complicação rara e que quando ocorre, pode hoje ser corrigida através de uma colonoscopia com dilatação com balão.
Tal procedimento é realizado de forma semelhante a uma colonoscopia convencional, em regime ambulatorial, ou seja, o paciente ontem alta logo após a realização do exame.
Algumas vezes são necessários mais de um procedimento para conseguir um resultado satisfatório, ficando a cirurgia reservada para casos refratários.